segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Você saberia informar como se calcula o fluxo escolar?


A pergunta do título da postagem veio de um comentário deixado no blog, espero que a pesquisa abaixo possa ajudar.



A definição de Fluxo Escolar segundo o INEP:
“Trata-se da análise do comportamento da progressão dos alunos pertencentes a uma coorte, em determinado nível de ensino seriado, em relação à sua condição de promovido, repetente ou evadido. O aluno matriculado em determinada série no início do ano letivo t, encontrar -se -á em somente uma das três condições, no início do ano letivo t+1 - (1) Promovido – se, tendo sido aprovado na série anterior, matriculou -se em série posterior; (2) Repetente – matriculou -se na mesma série que cursou no ano anterior; e (3) Evadido – não se encontra matriculado em qualquer série do nível de ensino em questão.” (INEP).

O cálculo do fluxo escolar utiliza dois modelos: o fechado e o aberto.
O modelo fechado é utilizado pela Unesco e estipula que “Matrícula inicial = matrícula final + afastados por abandono.” Como essa fórmula “esquece” os que são transferidos, os que retornam da evasão; o Brasil utiliza o sistema aberto.
Um estudo detalhado dos dois modelos, com as devidas fórmulas no endereço abaixo:

Importância do Calculo do Fluxo Escolar
“IDEB = (1/T ). Nota
Em que: T é o número de anos que, em média, os alunos de uma rede de ensino, de um município, de um estado ou do país, levam para completar uma série. Quando o fluxo escolar é perfeito, (1/T) assume valor 1 e o IDEB equivale à nota; quanto maior a reprovação e o abandono, maior será T e (1/T) assumirá valores menores do que a unidade, penalizando o IDEB. Para o cálculo do IDEB da 4ª série calcula-se T com base no fluxo escolar dos alunos até a 4ª série (5º ano); e para o cálculo do IDEB de 8ª série calcula-se T com base no fluxo da 5ª a 8ª série (6ª a 9º ano); Nota é a média da Prova Brasil para a rede de ensino, o município, o estado ou o país, transformada de modo a ser expressa por valores entre 0 e 10.”

Índice de Retenção do Fluxo Escolar
Objetivo: Quantificar a taxa de retenção do fluxo escolar em relação ao total de alunos.
Definições: O número de alunos em cada ano corresponde ao total de matrículas no mesmo ano.  
Retenção Escolar refere-se à sub-divisão: reprovação e trancamento. 
Método de Cálculo:
Índice = Número de Alunos Retidos (Reprovação + Trancamento) x 100/Alunos Matriculados

Outras Referências